Vida de estudante – os termos mais usados em sala de aula



Vida de estudante internacional não é nada fácil! Para começar não usamos a palavra semestre, o ano é dividido em “Terms” ou podemos chamar de períodos: Spring, Summer e Fall.

  • Spring term:  começa no início de Janeiro e termina no final de Abril ou início de Maio totalizando quase 4 meses.(O spring break normalmente é para escolas tipo high school, elementary school, seria uma semana de de férias logo depois da semana de provas – midterm). Na faculdade, normalmente, não tem, porque os períodos de aulas são mais curtos, é diferente do ano letivo de uma high school e também porque quem opta por não estudar no verão acaba tendo 4 meses de “férias”.
  • Summer term: é um período opcional então o aluno pode ou não estudar, normalmente quem quer terminar a faculdade logo, acaba cursando, porém muitos optam por trabalhar. Nesse período os estudantes internacionais tem visto liberado para trabalhar full-time e como é alta temporada, é uma ótima época para ganhar dinheiro. O Summer possui 3 meses de aula (com uma carga horária maior) sendo de Final de Maio até Agosto.
  • Fall term: iniciando em Setembro até o dia 20 de dezembro.
O que é bem legal é a forma como você pode montar a sua agenda de estudos. O curso da faculdade não é um programa "fechado". Você tem um leque de opções e pode ir montando o seu programa de acordo com as opções oferecidas. Todos os cursos tem as suas matérias obrigatórias, e tem a matérias opcionais para complementar, entre as matérias complementares você pode escolher as que você gosta mais ou tem mais afinidades.

Provas ou testes
  • Midterm – é uma prova no meio do período, que serve para dar uma quebrada na matéria, e não deixar tudo para o exame final.
  • Quiz – provas rápidas normalmente de múltipla escolha ou questões tipo short answer, o professor é quem escolhe a frequência, alguns dão um por semana, outros a cada 15 dias os mais legais não dão nenhum.
  • Final exam – como o próprio nome já diz é o temido exame final, ele é dado na última semana de aula e normalmente são 3 horas de prova. Vale lembrar que não tem a prova de recuperação, aquela que te salva caso você não tenha ido bem no exame final.

Trabalhos valendo nota
  • Assignments – São trabalhos que o professor passa para fazer e pode ser individual ou em grupo, normalmente é em grupo.
  • Essay – é uma redação, mas não pense você é que daquelas tipo da época da escola, ela tem um monte de regrinhas, normalmente o professor vai definir o tópico, e quantas palavras você terá que escrever. Elas são uma posição crítica sobre algum tema, então você não pode fazer resumo ou algo assim, e sim uma análise, frequentemente de um artigo, um livro ou algum material usado em sala de aula.
  • Debate – alguns professores adoram dar debates, então nos primeiros dias de aula já separam grupos, o professor passa um tema e os alunos tem que preparar argumentos a favor e contra esse tema. Dependendo do professor ele pode escolher uma bancada para avaliar os argumentos, fazer perguntas e eleger quem foi o vencedor do debate.
  • Research paper: é uma monografia que alguns professores dão para entregar na mesma semana dos exames finais. O tema normalmente é dado pelo professor e você tem que fazer um trabalho muito profissional, normalmente mais de 8 páginas, apresentar evidências e etc…esse normalmente é individual.
  • Final project – esse é um tipo de trabalho em grupo para ser apresentado, e pode ser por exemplo: criar um produto inovador e elaborar  todo um plano de marketing para esse produto, normalmente tem que fazer a apresentação para a classe ou para um bancada e ainda entregar o trabalho escrito!
  • Presentations – são apresentações sobre temas pré determinados e escolhidos pelo professor, essa apresentações são feitas em sala de aula, normalmente de 15 à 30 minutos.

Syllabus – no primeiro dia de aula todo professor entrega o programa de aula, nesse manual tem tudo o que é importante saber sobre aquela matéria, contém informações como: descrição do curso, livros, artigos e textos que serão utilizados em classe, datas de todos os trabalhos e provas, os temas que serão abordados em sala de aula dia-a-dia e dados do professor como e-mail e horários que ele tem disponível para atender alunos fora do horário de aula, ou seja, tem tudo muito bem explicado para depois você não vir com a desculpa de que não sabia.

Aí você deve estar se perguntando  – não é possível que tenha tudo isso?! Tem sim!! Estudar no Canadá exige muita dedicação, as faculdades não tem cursos noturnos, são todas em período integral, e os professores entendem que você está lá para estudar, então a quantidade de trabalho fora de classe é bem grande. Entenda-se trabalho não somente os assignments, research paper e afins mais também as leituras e tarefas. Normalmente o professor não vai até a sala de aula para te “ensinar” digamos assim, ele te passa todo o conteúdo para leitura, no seu syllabus, vai estar descrito o quais textos serão discutidos na aula tal, é sua responsabilidade ler esses textos e ir preparado(a) para  aula, o professor irá complementar o seu conhecimento e a maioria das aulas serão como discussões e debates, alguns professores irão querer saber o seu ponto de vista sobre aquele tema, ele irá tirar algumas dúvidas e só….ele não está para te explicar "tim tim por tim tim" ele está lá para complementar e conduzir os seu estudos…porque somente você é responsável pelo seu conhecimento. Claro que tem aulas mais práticas e que exigirão que o professor explique o conceito porém a maioria das aulas mais teóricas serão da forma descrita acima.


Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário