Custo da viagem para o Canadá: o que levar em consideração


Uma das perguntas mais comuns é sobre gastos com viagem para o Canadá ou quanto custa viajar para lá. É difícil responder a esta pergunta, pois cada pessoa tem seu estilo de viagem e gasta da maneira que gosta. Por exemplo, há pessoas que só viajam se ficarem em bons hotéis, outras não se importam em ficar em quartos compartilhados de hostel; há pessoas que gostam de jantar nos melhores restaurantes da cidade que visitam, e outras que não se importam de comer fast food todos os dias; ainda, há viajantes que dedicam 50% dos seus gastos com compras, e outros que gostam de gastar com atrações turísticas apenas. Por isso, este post contém uma lista (uma espécie de checklist) do que você deve levar em consideração quando estiver fazendo o planejamento da sua viagem para o Canadá.
Visto

1. Visto

O primeiro gasto que você terá com sua viagem ao Canadá será o visto de turismo/estudante. Em primeiro lugar, você terá que decidir se irá aplicar por conta própria (veja mais informações aqui e aqui) ou com despachante (o que será mais caro, mas dará menos trabalho). Antes havia a opção de pedir visto de única entrada e de múltiplas, mas o de única entrada foi extinto.
PassagemAerea

2. Passagem Aérea

Reservar com antecedência e pagar com cartão de crédito as vezes faz com que você não sita tanto o preço da passagem no seu bolso. Há várias empresas que voam para o Canadá: Air Canada (vôo direto), Copa Airlines (via Panamá, que possui preços ótimos), TAM (com escala em NYC – você precisa do visto Americano), e qualquer empresa Americana (American Airlines, Delta, etc – sempre com o visto Americano). Os valores variam muito em função da época do ano e se há alguma promoção. Já vi passagens por C$1000 e já vi passagem por $3000. O jeito é ficar de olho nas promoções em sites como Melhores Destinos e Expedia.
SAUDE

3. Seguro de viagem

Seguro de viagem é aquela coisa que você paga mas torce para nunca usar. O seguro de viagem cobre extravio de malas, alguns problemas de saúde e outras coisas mais. Há vários tipos de seguro de viagem e se você não sabe qual contratar vale ir a uma agência de viagem e conversar com um agente, para saber a melhor opção para o país e as cidades que vocês estão indo. Você também pode fazer cotações online e vários blogs indicam seguros de viagem, como o mikix. Vale comentar que alguns cartões de crédito oferecem seguro de VIAGEM gratuito quando você compra a passagem aérea com eles, mas não sei na prática se isso funciona ou não (vale a pena ligar para seu cartão e perguntar ).
Hospedagem

4. Hospedagem

O valor de hospedagem certamente é um dos mais altos de uma viagem. Dependendo da cidade ou da época do ano, sempre reserve o hotel das cidades maiores, pois são mais disputadas e não irão querer correr o risco de ter que pagar muito mais por reservar na última hora. Cidades como Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec City, Vancouver, e Calgary são muito visadas e, por isso, os hotéis precisam ser reservados com uma certa antecedência. A mesma regra aplica-se se você está visitando regiões como Whistler e Mt Tremblant no inverno ou Banff e Jasper no verão. É sempre bom olhar vários sites, como booking e hotels.ca para ver os valores de hotéis e também os ratings e comentários para ver o que outros viajantes acharam dos hotéis. O hotels.ca tem um sistema de pontos e a cada 10 reservas você ganha uma noite de hotel free (com o valor equivalente a média das 10 noites que você ficou hospedado). Vale muito a pena, mas nem sempre os preços do hotels.ca estão melhores.
Agora, quando o assunto são cidades pequenas, dá para deixar para reservar na hora mesmo. Isso dá flexibilidade com roteiro e também de pegar algumas promoções de última hora. Mas fica a dica: geralmente cidades pequenas não tem muitos hotéis, e você pode dar o azar de todos estarem lotados no dia que você estiver passando por lá. Ah, vale comentar que o Canadá possui os famosos hotéis de redes americanas nas estradas (Holiday Inn, Days Inn, etc), mas por lá os valores são bem mais caros que nos USA. Por exemplo, uma diária em um Holiday Inn em uma cidadezinha dos USA custa algo em torno de U$50 e por aqui pode passar de C$100. Portanto dê uma pesquisada antes para ter uma média de valores e multiplique pelos dias que você irá hospedar-se em cidades menores e leve até um pouco mais de dinheiro, para evitar surpresas. Lembre-se sempre da taxa (clique aqui e veja taxas em cada província)!
Alimentação

5. Alimentação

$90 de gastos com alimentação por dia (incluindo um café da manhã em um lugar legal, um almoço simples, um lanche e um jantar em um lugar legal e mais caro). Claro que você não vai jantar todos os dias em um restaurante super bacana (ou pelo menos a maioria das pessoas não vai), mas vale a pena saber o valor para aqueles dias que você quer tudo do bom e do melhor.
De qualquer maneira, levando em consideração as garrafas de água e os sorvetinhos fora de hora, é sempre bom reservar no mínimo C$50 por pessoa por dia no seu orçamento de viagem para alimentação, mesmo que o café da manhã seja incluso na diária do hotel ou você passe em um supermercado e compre algumas coisas para fazer o café no quarto do hotel. Se você não usar todo o dinheiro gaste com atividades e compras, mas é melhor prevenir-se.
Carro

6. Aluguel de carro

Se você pretende conhecer várias cidades do Canadá e não está afim de ficar dependendo de guias e roteiros pré-determinados (i.e. excursões) você precisará alugar um carro (ou até fazer os trajetos de trem, mas mesmo assim estando de carro você fica mais livre). Há várias locadoras de carro por lá– Hertz, Avis, Europcar, Dollar, Budget, etc – e você pode fazer uma pré-reserva antes da sua viagem em algumas delas e pagar somente no dia que chegar, sempre comparando valores entre elas. A média de diária de aluguel no Canadá é C$30 por dia para “carro econômico” *ou a categoria mais simples), não incluindo seguro (que é super importante).
Se você alugar carro tenha em mente que você pode ter gastos com estacionamento, gasolina (os valores do litro estão próximo de C$1), e pedágio (algumas estradas próximas a Toronto são pedagiadas, mas sempre há a opção gratuita – programe seu GPS para evitar rotas pagas se você não está afim de pagar). Existem sites que calculam a quantidade aproximada de gasolina que você irá gastar nas suas viagens – clique aquiaqui e aqui para ver alguns destes sites.
Transporte_publico

7. Transporte dentro das grandes cidades

Mesmo que você alugue um carro, muitas vezes a melhor maneira de se locomover dentro das grandes cidades é usando o transporte público. Vale muito deixar o carro no estacionamento do hotel e explorar a cidade usando transporte público. Por isso, inclua gastos com ônibus e metros nas suas contas. Veja se na cidade que você está visitando há passes diários, que são passes válidos por 1 dia (você não precisa ficar pagando cada vez que entra em um transporte público, só mostrar o passe e pronto). Em Toronto, por exemplo, temos o TTC Day Pass.
Atracoes

8. Atividades e atrações

Faça uma lista de todas as atrações e atividades que você quer fazer e pesquise na internet os valores da entrada de cada lugar. Veja também se há passes que incluam mais de uma atração com desconto (clique aqui para ver o city pass de Toronto). Esta é a melhor maneira de você saber quanto irá gastar visitando todos os lugares que quer conhecer.
O Canadá é um país com belezas naturais belíssimas e certamente muitas das atrações neste país irão envolver natureza e passeios gratuitos. Mas fique atento, pois todos os parques exigem um passe – portanto dê uma pesquisada e coloque na lista o passe para entrar e circular nos parques do país.
Compras

9. Compras e lembrancinhas

Veja o que você quer comprar, faça uma listinha e pesquise preços (principalmente eletrônicos e itens mais caros) e separe um valor para não ficar na vontade de comprar aquilo que estava na sua lista dos sonhos. Não esqueça das taxas. Assim como nos USA, o Canadá possui outlets e todas aquelas lojas que adoramos, então se prepare para isso e para as promoções, que sempre estão presentes. Em relação as lembrancinhas, separe um budget e procure seguí-lo. Clique aqui e veja sugestões de lembrancinhas Canadenses com seus respectivos preços.

Fonte:http://gabynocanada.com/
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário