O que você precisa saber antes de vir fazer um College no Canadá - por Silvia Oshiro





Nos últimos anos a quantidade de estrangeiros indo para o Canadá para estudar em um curso superior com o intuito de imigrar tem crescido muito. E no Brasil mais ainda, devido a situação social e econômica e mais o fato de que para várias pessoas com o programa Express Entry ficou um pouco mais difícil de conseguir a pontuação necessária para imigrar.
Então resolvi falar detalhes sobre o college e o que você precisa saber na fase do PLANEJAMENTO, em especial para os que tem como objetivo principal imigrar – não tanto para os que pretendem estudar e voltar. Eu não sou consultora de imigração, não trabalho em agência de intercâmbio e não sou nenhuma autoridade no assunto, então já peço desculpas antecipadamente se eu escrever aqui algo que não é verdade. Caso isso aconteça, entre em contato comigo que ficarei muito feliz em fazer uma errata aqui. Ah, e também, eu só tenho a experiência minha e dos meus amigos que estudam em Toronto, desconheço outras cidades. Vamos lá:
ESCOLHENDO UM COLLEGE
Existe um certo consenso de que se tratando de colleges, eles são mais ou menos iguais. Claro que existem certos destaques para alguns cursos em determinados colleges, mas em geral todos eles são bons e exigem um nível aproximado de dedicação. Assim como no Brasil, existem professores bons e alguns ruins, existem aulas melhores e piores, e quem faz a faculdade é sempre o aluno, então em termos de aproveitamento, depende somente de você. Os principais colleges aqui em Toronto são o Centennial, Seneca, George Brown, Humber, Ryerson, entre outros. Só não se esqueça de pesquisar se esse college permite que você venha como estudante internacional, e se terá o PGWP (Post Graduation Work Permit), que é o visto de trabalho após o curso e pode ser a parte mais importante do seu plano de imigração. MINHA DICA PESSOAL: se não existe um motivo muito específico para você escolher o college X, escolha o que for mais conveniente, o mais próximo da área que você vai morar, ou o que oferecer melhores facilidades, melhor acessibilidade, etc. Não se preocupe tanto com essa história de “nome” ou qual é o conceituado, pois como disse antes, exceto alguns destaques em determinadas áreas, são mais ou menos todos iguais no meu ponto de vista e também no ponto de vista de várias pessoas que conversei que estão já há algum tempo em Toronto.
ESCOLHENDO UM CURSO
Os cursos que permitem o visto de estudante internacional são os full time. Às vezes nós vemos no site um curso maravilhoso, mas daí descobrimos que infelizmente aquele curso não é elegível para estudantes internacionais!
A partir de agora vou dar uma opinião muito pessoal minha que muita gente vai ficar triste, mas vamos lá. Se você quer imigrar, NÃO FAÇA CURSO MENOR DO QUE 2 ANOS. PORQUE:
1 – Especialmente se você vem estudar inglês no Pathway antes de começar o college, provavelmente você e seu cônjuge terão de renovar seu visto. Este ano tem sido mais rápido, mas o doloroso prazo oficial pode durar até 4 meses. Então, se o seu college for de um ano corrido sem férias (o curso de dois semestres acaba sendo 8 meses ao invés de um ano na realidade por que os “semestres” aqui são 4 meses), seu cônjuge pode receber o visto de trabalho muito em cima da hora, e daí até fazer as entrevistas e conseguir um emprego, já quase acabou o college e vocês vão precisar renovar o visto novamente. Dá tempo de imigrar? Até dá, mas acho que é muito apertado e tem pouco espaço para manobras caso precise. Se a área de trabalho do seu cônjuge for uma complicada, pode demorar mais tempo para ele conseguir se recolocar no mercado.
2 – Cursos de um ano, um ano e meio ou os fast track, em geral não tem férias de verão (mas é sempre bom consultar antes com detalhes). Se você vem com recursos limitados e precisa de uma ajuda extra para ganhar mais dinheiro, essas férias podem ser a sua salvação. Para quem começa no semestre do Fall (Setembro), após ter concluído dois semestres num curso de dois ou três anos, tem direito às férias que vão de Maio a Agosto, e você pode trabalhar full time nesse tempo e fazer uma boa grana adicional.
3 – Existe a possibilidade de você fazer dois cursos de um ano no mesmo college e depois pedir o PGWP de dois anos, somando todo o tempo que você estudou. Mas acho que essa opção só se torna mais viável quando você já tem o dinheiro para os dois cursos, porque você terá de pagar várias cacetadas de dinheiro num período curto de tempo, e como os cursos tem de ser seguidos um do outro sem intervalo, não há férias para trabalhar e juntar dinheiro. Imagina que para essa opção, a cada 4 MESES você vai ter de pagar 7000 DÓLARES. E não pense que é fácil juntar esse dinheiro aqui enquanto tem despesas mensais de aluguel, comida e transporte para pagar. Para conseguir juntar e pagar 7000 dólares a cada 4-5 meses, você teria de ter uma renda líquida mínima de aproximadamente 3.500-4000 dólares já logo de cara, para poder pagar as contas e fazer sobrar 1.500 por mês para pagar o próximo semestre. Além disso, você talvez precise gastar várias vezes com renovação de vistos. NOTA ADICIONAL: na verdade, o pedido de PGWP que é feito com o prazo total dos dois anos, é levando em consideração uma carta que o college irá fazer declarando que você estudou na instituição por esse período, sem especificar os cursos. Na verdade o CIC NÃO é obrigado a emitir um PGWP de 2 anos, mas sim é uma possibilidade que deve ser conversada com o college que você pretende fazer para esclarecer SE e COMO eles fazem isso, pois isso é mais uma brecha do que um direito garantido.
4 – Cara, vocês não fazem idéia da dor de cabeça que se tem cada vez que precisa renovar o visto. Você gasta muito tempo, dinheiro, paciência e neurônios nessa. Quanto menos você precisar renovar o seu visto, será melhor em todos os aspectos.
Eu vou ser bem sincera e dizer que tenho visto algumas pessoas que tem como objetivo imigrar meio que metendo os pés pelas mãos nessa questão de escolha de cursos curtos ou longos por um motivo que ao meu ver, é meio bobo: orgulho. Em geral os cursos de 2 anos ou mais são graduação e os mais curtos são pós. Muita gente fala que não quer “andar pra trás” na carreira e fazer uma nova faculdade. De boa? Nada a ver. Você já está mudando para um novo país, o que significa basicamente nascer de novo. Deixa o orgulho de lado, veste a capa da humildade e faça uma nova graduação, especialmente se a sua foi feita há muitos anos atrás, tendo uma ótima oportunidade de se atualizar. Não importa que você tenha já um MBA: carreira e estudos nem sempre são feitos em trajetórias lineares. Eu sei que tudo varia muito de acordo com a área da pessoa, os cursos disponíveis, etc. Mas não engane a si mesmo falando uma hora que sonha em conseguir o permanent resident a qualquer custo e depois falando que escolheu uma pós caso você decida voltar pro Brasil um dia. Decida exatamente qual é o seu objetivo principal e escolha um curso coerente com ele que complemente e te insira no mercado canadense. Orgulho bobo e imigração nem sempre combinam! E outra: mesmo com uma graduação feita no Canadá, você chega no Brasil e todo mundo vai ficar impressionado com o seu currículo de qualquer modo, mesmo que não seja uma pós.
HORÁRIO DE AULAS X TRABALHO
Não se esqueça que o college é full time, o que pode ser qualquer hora do dia. Dito isso, quando se pensa em empregos part time, não espere arrumar um trabalho meio período das 14h as 18h de segunda a sexta como existem vários estágios no Brasil. Aqui as aulas variam a cada semestre e nos horários mais doidos possíveis.
Exemplo: Eu estou no Centennial e as aulas começam a partir das 8h30 e a última aula pode ir até de noite, mas em geral elas só pegam um ou dois períodos do dia por vez. Tem dia que entro 11h30 e saio as 18h30, tem dia que entro as 8h30 e saio 11h30, tem dia que nem aula eu tenho! Eu particularmente gosto bastante do Centennial e do campus que estudo, porque eles fazem de tudo para deixar horários “melhorzinhos” pra gente, pois quando eu converso com amigos que estudam em outras faculdades por aqui fico meio arrepiada de saber seus horários. Alguns de vez em quando precisam ter no mesmo dia, aulas em diferentes campus e com pouco tempo pra se locomover. Alguns chegam a ter aula de sábado de manhã.
Às vezes você tem duas horas de almoço entre uma aula e outra e tem de ficar na faculdade porque não tem tempo de voltar para casa, e dias em que você não tem horário de almoço e precisa comer na classe. Mas em geral há bastante tempo livre e alguns professores são bastante flexíveis em relação a chamada, especialmente no último semestre.
Mas basicamente, você só vai conseguir trabalhar à noite e em finais de semana. O que reduz também significativamente suas chances de já arrumar um emprego na sua área de estudos, a menos que na sua área seja comum empregos noturnos ou de final de semana. Se você estudar Gastronomia com certeza trabalhar na área não será um grande problema já que os restaurantes ficam todos abertos de final de semana haha. Mas se estudar business ou finanças sim, já que não tem como se comprometer a fazer um horário de escritório.
A pergunta clássica que todo mundo me faz: “dá pra trabalhar e estudar ao mesmo tempo?” E meu ímpeto é de responder que sim porque eu sou uma pessoa acelerada, que não aceita corpo mole e ama fazer 1000 coisas ao mesmo tempo, mesmo sem conseguir dar conta rsrs. Mas entendo que cada um tem uma situação diferente e cada pessoa precisa de um tempo maior ou menor de dedicação aos estudos. Não se esqueça que você vai ouvir inglês o dia todo e nem sempre é fácil, mesmo que você tenha inglês avançado e seja familiar com o tema. Se você está considerando mudar de área e encarar um assunto que nunca viu na vida, vai precisar se esforçar em dobro e talvez dificulte trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
Mas como eu sempre digo, nada é impossível e quando a água bate na bunda a gente percebe que precisa aprender a nadar de qualquer jeito. Se a situação financeira apertar você vai precisar trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não tem muita escolha. Mas tenha a certeza de que será uma experiência única e você vai crescer muito com isso. Por vezes nós estamos no Canadá e não conhecemos um único canadense, porque na escola todos os seus colegas são estudantes internacionais. Ao trabalhar você terá um contato muito maior com a cultura local e pessoas de fora do acolhedor mundo da faculdade, treinar o inglês e ganhar experiência. Isso sem mencionar a grande satisfação de ganhar em dólares, algumas vezes com seu salário em um emprego part time sendo igual ou maior do que o seu salário no Brasil.
PREPARAÇÃO FINANCEIRA ANTES DO COLLEGE
Estude inglês. Peraí o título diz preparação financeira! Pois repito de novo: ESTUDE INGLÊS. Faça o máximo possível para passar no Ielts ou no Toefl e sair do Brasil já admitido na faculdade,  mesmo que você queira chegar aqui e estudar um pouco mais numa escola de inglês. Pois quando você já vem 100% admitido, você chega aqui e já pode tirar o sin number (o número da previdência social aqui) que é o que te permite trabalhar. E porque dou essa dica: Até 2014, era uma prática muito comum o casal vir fazer o Pathway (curso de inglês preparatório para a faculdade) alguns meses antes do início do college e o cônjuge já receber o visto de trabalho mesmo estudando inglês ainda. Mas em 2015 eles começaram a ficar mais criteriosos em relação a isso e existe a grande chance de não darem o visto de trabalho na saída do Brasil para o acompanhante e ser necessário renovar somente após você fazer a prova de admissão do college e/ou pegar o certificado do Pathway. Mesmo após isso, as faculdades aqui também são lerdas como as do Brasil: chega a demorar dias, semanas, e as vezes quase um mês pra pegar a nova carta de aceitação atestando que você tem o nível de inglês e está 100% admitido, para então aplicar pra renovação do visto. E a grande surpresa para alguns: se você precisar renovar o seu visto (seja mudança de status ou prorrogação), você vai precisar comprovar a renda tudo de novo. OU SEJA: se você chegou aqui no Canadá com o mínimo de dinheiro necessário para aprovar o visto e ainda estudou 6 meses de inglês, no momento da renovação do visto vai precisar comprovar fundos que você talvez já tenha gastado nesse tempo ficando por aqui sem trabalhar. E depois disso ainda pode ter de esperar alguns meses para o seu visto de trabalho chegar, começar a procurar emprego e daí ser aprovado no processo seletivo e receber seu primeiro salário.
Long story short: se você não sair com o Ielts/Toefl do Brasil, ao chegar no Canadá pode ficar de no mínimo 3 meses até um ano sem poder trabalhar, só vendo o dinheiro sair e não entrar nada. Se você sair do Brasil já admitido, esse tempo pode reduzir para 1 ou 2 meses.
Outra coisa que muita gente questiona é o triste fato de você precisar ter entre 100 mil a 200 mil reais para poder vir estudar e tentar imigrar (seja em casal ou solteiro, pois o solteiro precisa se sustentar sozinho) e infelizmente essa é a dura realidade. Se fosse fácil ou barato, o Brasil inteiro estaria no Canadá. Eu dizer isso não quer dizer eu sou uma heroína porque consegui vir pra cá e sim que tive uma condição financeira razoável durante toda a minha vida, que me permitiu construir um pequeno patrimônio e usá-lo para vir pra cá e infelizmente sei que muitas pessoas não tem hoje ou nunca tiveram essa chance. Na boa, não venha de forma alguma com menos de 30 a 40 mil dólares (sozinho ou casal, se for com filhos, muito mais) ou você poderá passar aperto e ter problemas como eu tive, especialmente se precisar fazer curso de inglês antes do College e depois renovar o visto. Muita gente acha que é só ter o visto aprovado e de fato encara cegamente como o grande objetivo, mas eu digo: aprovar o visto é só o comecinho da sua batalha. Ao chegar aqui tem muito mais dificuldades. Vale a pena? Cada centavo e gota de suor. Mas não venha de qualquer jeito. A gente ouve muitas histórias de pessoas que conseguem, mas isso não é uma certeza. Não inclua a sorte no seu planejamento. Aprovar o visto não é o final da batalha, é só o primeiro passo e infelizmente muitas pessoas não sabem disso e vem pra cá iludidas achando que tudo vai se resolver fácil aqui depois que chegar, se simplesmente trabalharem duro, e às vezes precisa de mais do que isso. No meu caso eu tive de vender meu apartamento, meu carro e tudo o que eu tinha, arriscando precisar voltar pro Brasil sem nada, caso não desse certo. Seria impossível pra mim juntar esse dinheiro de outra maneira. Você aguenta psicologicamente encarar esse risco? Avalie.
Existe também a possibilidade de você apresentar um sponsor, que seja uma pessoa que tem renda e fundos comprovados e que assinará uma carta atestando de que ela é 100% responsável financeiramente por você em todo o seu tempo de Canadá. Tem muita gente que coloca o sponsor só no papel e vem com o dinheiro próprio. É arriscado, pois quando você chega aqui, você ainda tem muitos gastos e qualquer dinheiro faz falta, pois normalmente quando você vai assinar contrato de aluguel, precisa pagar uns meses adiantados, além de muitas outras despesas. Mesmo que você tenha sponsor pra aumentar suas chances de aprovar o visto, traga uma boa reserva porque você vai precisar de qualquer jeito.
VENHO COM MEU CÔNJUGE. QUEM ESTUDA, EU OU ELE?
Talvez o mais importante nisso seja vocês sentarem e serem muito sinceros e realistas um com o outro sobre os seus sonhos e expectativas. Às vezes nem sempre aquele do casal que tem mais vontade de estudar é o que deveria.
Vou dar meu exemplo pessoal: eu sou de publicidade e marketing e meu marido é de tecnologia da informação. Eu tenho um diploma de bacharel, um MBA e tinha uma carreira relativamente sólida em multinacionais no Brasil e com inglês considerado avançado na época. Meu marido tinha uma faculdade à distância que não era o sonho da vida dele e uma experiência bem pulverizada, inglês intermediário e uma grande vontade de estudar de novo. Qual seria a solução lógica? Ele estudar e eu ir trabalhar. Porém depois de muito conversar com pessoas daqui, chegamos à conclusão de que a área de TI é muito melhor em termos de salários e menor nível de exigência de experiência canadense, enquanto que a minha depende muito dela, menor número de vagas e mais disputadas. Nisso resolvemos trocar, e apesar de eu não querer fazer a faculdade no começo, hoje adoro ter novamente a possibilidade de redirecionar minha carreira para o que eu quero e não me arrependo e nem me sinto frustrada por essa troca, pois sei que se o objetivo principal é a imigração, devemos ser mais estratégicos do que emocionais.
Se você está planejando ainda em como vir pra cá, pesquise sobre o mercado de trabalho de vocês dois, as exigências que normalmente se pedem e tracem um plano que na medida do possível satisfaça ambos.
PLACEMENT E COOP
Alguns cursos possuem no último semestre o chamado Placement que é basicamente o estágio obrigatório na sua área para você pegar o diploma. É uma excelente oportunidade para você conseguir experiência de trabalho na sua área antes de se formar e quem sabe arrumar já um emprego full time depois disso. Pode ser uma grande chance de entrar numa grande empresa e turbinar o seu currículo.
Mas tem alguns poréns, como tudo nessa vida.
O primeiro ponto é que os colleges sempre reforçam que eles não garantem vaga pra ninguém, é uma responsabilidade do aluno conseguir. Claro que eles dão todo o apoio! Os colleges já tem algumas parcerias com empresas para acolher esses estudantes, e os coordenadores indicam os alunos que se destacam, mas de fato nem sempre há vagas para todos. Caso você não consiga uma vaga para concluir o seu semestre de Placement, você precisa pagar um adicional como se fosse uma DP pra tentar no próximo e o seu diploma fica retido enquanto isso, mesmo que já tenha cursado todas as matérias.
Outro ponto é que já vi pessoas achando que esses empregos são pagos. ALGUNS tem salário ou ajuda de custo, mas não é regra. A grande maioria é de graça e como todo trabalho voluntário aqui no Canadá, é levado muito a sério. Muitas vezes você precisa passar por processos seletivos para poder fazer trabalhos voluntários, seja você estudante ou não. Como diz a minha professora, o trabalhador voluntário também custa um bom dinheiro para uma empresa, porque ela vai precisar deslocar seus funcionários pagos para treinar e capacitar seus voluntários.
Sendo assim, existe a grande chance de por alguns meses você ter de trabalhar em dois empregos: o seu full time obrigatório do Placement de dia e no seu part time pra ganhar dinheiro a noite e em finais de semana. Pra isso você também precisa de um visto especial de COOP, mesmo que já tenha o sin number. Logo que começa as aulas é bom ir se informar no seu College sobre isso, pois talvez uma renovação de visto seja necessária.
ESTRUTURA DOS COLLEGES
Eu gosto bastante do que eles oferecem. O meu campus é pequeno e só tem uma cafeteria, mas os maiores contam com lanchonetes, restaurantes etc. Todos eles tem microondas para esquentar comida e também água quente pra fazer chá e sopa instantânea.
Nos corredores sempre tem bancos, sofás e locais para leitura, além de laboratórios de computadores e mini escritórios para cada curso.
Todas possuem serviços de mentoria, aulas de reforço, aconselhamento, cursos e palestras gratuitas.
Alguns campus tem academia própria, aulas de dança, personal trainer, livraria, loja de roupas e outra facilidades a custo mais baixo.
As associações estudantis são o mais interessante: elas promovem sempre eventos e ações que ajudam a vida do estudante. Desde fazer festas com comida de graça no intervalo e trazer bichos de estimação pros alunos fazerem pet terapia, até fornecer frutas e verduras a custo mais baixo para quem tem pouca renda.
É tanta atividade e recurso disponível que seria preciso morar na faculdade pra tentar aproveitar tudo o que elas oferecem.
MATERIAIS QUE EU PRECISO TER
Folhas de mimeógrafo e plástico xadrez azul para encapar cadernos. Não!! hahaha estou brincando.
Os professores irão te pedir pra comprar livros, muitos livros. Incontáveis livros! Argh! E a maioria é bem cara e essencial para estudar, não é que nem aquele livro de Machado de Assis que a sua professora pediu no ensino médio, você nunca leu e passou do mesmo jeito hahaha. Pra ajudar, muitos deles não se encontra em lugar nenhum para fazer download gratuito pois são coisas específicas. Vou dar exemplo do meu curso que é de publicidade e marketing. Ao invés dos professores pedirem clássicos globais como Kotler, eles pedem os livros de Marketing NO CANADÁ. Publicidade NO CANADÁ. Comunicação digital NO CANADÁ. Onde acha isso?? Basicamente só em livrarias NO CANADÁ haha.
Mas a maioria dos alunos compra e vende os livros usados, o que pode representar uma grande economia. Alguns também são possíveis de se encontrar nas bibliotecas públicas e dá pra fazer uma reserva por alguns meses, mas tem de ser rápido.
Algo que me arrependi de não ter trazido do Brasil foi um dicionário inglês-português de papel. Como hoje tudo fica no celular, nem cogitei a hipótese. O duro é que na aula de inglês dentro da faculdade temos provas de redação e obviamente os professores não deixam usar celular, mas vários deles permitem uso de dicionário em papel e nessa hora eu olho pro lado e vejo o meu prevenido colega de classe coreano com seu lindo dicionário de papel fazendo a prova e eu morro de inveja.
Outra coisa que me arrependi de não ter trazido foram os meus lápis de cor e materiais artísticos. Como meu curso não é de artes eu nem pensei nisso, mas já tive uma matéria de Creative Concept que precisava desenhar drafts de campanhas publicitárias. Mas mesmo minhas amigas que cursam outros cursos totalmente diferentes, já precisaram vez ou outra de algo do tipo para trabalhos na matéria de Business. Se você já tem algum material artístico, vale a pena trazer porque seja no Brasil ou aqui, esse tipo de material é caro.
Fora isso, cursos de áreas específicas podem precisar de materiais e custos diferentes. Por exemplo, quem estuda algo relacionado a saúde preicsa visitar laboratórios, hospitais, etc. É necessário ter um uniforme específico, fazer exames e tomar vacinas, todos pagos. Quem estuda algo relacionado à alimentação, precisa pagar à parte e tirar alguns certificados obrigatórios para manipular alimentos ou servir bebidas alcoólicas, como o Smart Serve (leia mais sobre ele aqui). Vários cursos diferentes que tem aulas práticas em laboratórios podem pedir uniformes, calçados especiais, instrumentos, etc.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Excelente post. Obrigado por dividir suas experiências. Pretendo ir ano que vem, até agora o college que mais gostei é o de Engenharia Eletromecânica, de 3 anos na Humber. Estou na fase do planejamento e suas dicas ajudaram bastante!

    ResponderExcluir