Como tirar sua carteira de motorista na província de Ontario


Por que tirar minha carteira de motorista no Canadá? A minha carteira do Brasil não vale por aqui?
BrazilXCanada_carteirademotorista
A primeira pergunta é óbvia: por que tirar uma carteira de motorista Canadense? A carteira de habilitação Brasileira vale por 60 dias para residentes ou 90 dias para turistas. Se você está vindo ao Canadá a passeio não se preocupe. Mas se você vai morar ou mora aqui a carteira Canadense vai ser importante na hora de comprar seu carro, já que as concessionárias a exigem na hora da compra. Ainda, se você planeja comprar um carro só daqui a um tempo, os seguros (obrigatórios) dão descontos baseado no tempo que a pessoa tem a carteira (quanto mais tempo, mais desconto).

Como é a carteira de motorista no Canadá?

Diferente do Brasil, onde a carteira de motorista é nacional, aqui no Canadá a carteira é provincial (ou estadual), ou seja, ela é válida em todo o país apenas se você estiver viajando. Se você decidir mudar para outra província (estado) vai precisar tirar uma nova carteira, já que cada província tem suas próprias leis e regras de trânsito. Vou falar especificamente de Ontario (aonde moro). Aqui há 3 níveis de carteira: a G, G1 e G2.
G1 – Quem tem essa carteira precisa estar acompanhado de uma pessoa com mais de 4 anos de carteira G para dirigir, não pode ter álcool no sangue, não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã e não pode dirigir em rodovias (highways e vias expressas).
G2 – Quem tem essa carteira também não pode ter álcool no sangue, mas já pode dirigir em rodovias e não há restrição de horário. Também pode dirigir sozinho. Porém há menos tolerância com pontuação e multas que a carteira G e por isso a pessoa pode ter a carteira suspensa mais facilmente.
G – Essa carteira também é chamada de “full licence”. Com ela a quantidade aceitável de álcool no sangue é 0.08% e o motorista só tem a carteira suspensa se fizer mais de 15 pontos em infrações (ao contrário da G2, que perde com 9 pontos).

Quais são as etapas para conseguir cada um dos níveis da carteira de motorista?
drivers-ed-cartoon
A carteira G1 você consegue fazendo uma prova teórica (40 questões de múltipla escolha) e a G ou G2 através de teste prático.
Primeiro de tudo, se você já possui sua carteira de motorista Brasileira, deve levar os seguintes documentos ao Consulado Brasileiro para legalizar sua carteira: original e cópia da CNH brasileira, original e cópia do passaporte, cópia impressa da consulta de pontos da CNH obtida no site do Detran do estado onde a CNH foi emitida, ordem de pagamento (money order) ou cheque administrativo (certified cheque) em favor do “Consulate General of Brazil in Toronto” (consulte o valor antes de fazer o cheque e você pode fazer isso em qualquer banco).
A segunda etapa é fazer sua prova da G1 (prova teórica). Procure no site do Service Ontario os locais para fazer a prova. Não há a necessidade de agendar. Você deve levar: documento do consulado Brasileiro, passaporte ou PR, carteira motorista brasileira original e pagar uma taxa de aproximadamente 100 dolares (eles aceitam cartão de crédito). Há alguns lugares que exigem uma tradução juramentada da sua carteira de motorista, mas aonde fiz não precisou. Ai você vai preencher um monte de papéis, fazer exame de visão e físico, tira foto e faz sua prova escrita (o resultado sai na hora). São 20 questões sobre sinalização e 20 questões sobre leis. O ideal é que você estude antes, já que as leis são diferentes do Brasil e tem sim algumas pegadinhas. Você pode comprar o Handbook para estudar em bancas e lojas Canadian Tire, Veja online, ou fazer testes online (por exemplo, aqui). Você pode errar 4 questões em cada tema (8 no total).
Por último, com sua G1 na mão você pode marcar seu teste de direção da G2 ou G. De acordo com as regras para motoristas com carteira do exterior, se você já tem carteira Brasileira há mais de 2 anos pode escolher fazer a prova prática para a tirar a carteira G direto, sem tirar a G2, como é exigido de quem tira a carteira aqui pela primeira vez. Ou pode realizar a prova para a G2 e depois para a G logo em seguida, sem precisar esperar o tempo estipulado entre elas (de 1 ano). A opção é sua. Dizem que é mais fácil tirar a G2 primeiro.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário