Área de TI em alta no Canadá


De acordo com a revista Canadense Macleans, a área de TI é uma das com maior demanda de empregos no Canadá. Segundo a revista, a profissão de “Software Engineer” figura entre as quatro profissões com maior número de oferta de empregos no país!
Também chama a atenção os dados do Workpolis.ca – maior site de empregos do Canadá: em 2013 foram registrados 1.082 ofertas de emprego para ‘engenheiro de sofware’ (lembrando que o Canadá tem pouco mais de 33 milhões de habitantes).
Um aspecto interessante está no fato da Área de TI estar atrelada ao crescimento dos grandes setores industriais. Por exemplo: a Província de Alberta está ficando rica com extração de petróleo. Isso por sua vez cria uma elevada demanda (indireta) por profissionais de tecnologia, saúde, setor de serviços, entre outros.
Outro dado interessante levantado pela Macleans: ‘software engineer’ (engenheiro de software) está entre as 26 profissões mais bem pagas do Canadá. O salário médio anual dessa profissão é de 82 mil dólares Canadenses! Pra melhorar ainda mais: nos últimos 5 anos o salário de engenheiro de software cresceu 11.1% no país. Estima-se que nos próximos anos 22% das vagas de IT serão preenchidas por imigrantes.

Facilidade

O grande atrativo da área de TI no Canadá está no fato de que uma boa parte das profissões nesta área são desregulamentadas – ou seja,  não é necessário obter credenciais canadenses para exercer a profissão. As suas qualificações obtidas no Brasil são suficientes para entrar no mercado de trabalho.
Vale lembrar que o mercado de TI valoriza bastante as chamadas ‘certificações’. Por exemplo, se você possui um certificado ‘Microsoft’ (e entre outras ex: CISCO, ITIL, PMP) isso pode certamente te ajudar a conseguir um emprego no Canadá, caso a vaga em oferta exija conhecimentos referentes a sua certificação.
Outras profissões dentro da Área de IT são:
  • Computer and Information Systems Professionals (NOC 217).
  • Computer Programmers and Interactive Media Developers (2174)
  • Web Designers and Developers (2175)
  • Information Systems Analysts and Consultants (2171)
  • Database Analysts and Data Administrators (2172)
  • Software Engineers and Designers (2173)

Imigração em alta

A imigração para o Canadá tem batido recorde atrás de recorde. Nem mesmo (a quase imperseptível) recessão de 2008 alterou o volume médio de 250 mil novos imigrantes que entram no Canadá anualmente.
Para 2015 o prognóstico não poderia ser melhor: a governo Canadense projeta (oficialmente) receber até 285 mil novos imigrantes – o que representaria um aumento de 20 mil pessoas em relação a 2014.
Caso confirmado esse volume de 285 mil imigrantes, 2015 entrará para a história como o ano com o maior volume de entrada de imigrantes no Canadá desde a década de 60!

Novas regras para Imigrar

No começo de 2015 entrou em vigor o novo sistema Canadense de Imigração. Batizado de “Express Entry”, o novo processo seletivo está agora focando em dar total preferência a candidatos que possuam oferta de emprego de empresa Canadense.
IMPORTANTE: as chances de se conseguir emprego no Canadá são MUITO maiores para aqueles que já estão no Canadá com autorização de trabalho.
Como conseguir então autorização para trabalhar legalmente no Canadá?
Resposta: a forma mais prática e real é você vir fazer faculdade no Canadá. Nesse caso vale lembrar que faculdade (‘college’) possui geralmente duração de apenas 1 ano (ou no máximo 2 anos, dependendo do curso).
Segundo as novas regras para visto de estudante – que entraram em vigor em junho de 2014 – estudantes de faculdade podem trabalhar enquanto estudam e, em alguns casos, receber ainda um visto de trabalho para ser usado após a conclusão do curso!.
Nota importante: somente faculdades devidamente designadas pelo governo é que podem oferecer as condições descritas acima.





Fonte: http://www.canadaparabrasileiros.com/
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário