9 motivos que fazem os brasileiros desistir de morar no Canadá


A estabilidade financeira, qualidade de vida elevada e um lugar melhor para criar os filhos não seguram os brasileiros que resolvem desistir de morar no Canadá
A expectativa em torno da conquista de uma vida melhor após imigrar para o Canadá muitas vezes é abafada pelas dificuldades e pelos obstáculos vindos de falhas no planejamento. Encarar a realidade para a conquista de uma vida nova fora do país parece fácil à distância, mas fatores como saudade da família, baixas temperaturas e orçamento defasado gera outros problemas que frustram a experiência de morar no Canadá.

Morar no Canadá não é tão fácil

Dificuldade para conseguir emprego no Canadá

Começamos por um item polêmico, pois a imagem que se vende do Canadá é de um lugar próspero, onde se troca de emprego sem grandes traumas para a carreira, onde pessoas mais velhas ou mulheres com filhos costumam não sofrer discriminação no mercado de trabalho. Mas nem toda a propaganda corresponde à realidade. Assim como os vídeos dedicados a mostrar a realidade do Canadá para brasileiros que ainda não imigraram, as missões de recrutamento pouco comentam sobre essa dificuldade que o imigrante sem emprego prévio enfrenta no país.
Emprego no Canadá
Não consegue emprego? Porque será?
Sem desconsiderar os casos bem sucedidos, em média, para conseguir um emprego no Canadá é necessário dedicação, estudar e respeitar o perfil de cada empresa, dedicação e paciência, pois levar meses para conquistar um emprego é bem comum. Em alguns casos e áreas a “peregrinação” pode durar um ano e nem sempre o planejamento e recursos financeiros aguentam esse baque, mesmo se o imigrante optar por um emprego em que a remuneração seja menor.
Outro fator que faz muita gente abortar o plano de morar no Canadá é não ver suas expectativas sobre carreira correspondidas. A verdade é que, salvo algumas exceções, os trabalhadores estrangeiros, assim como suas trajetórias profissionais, são meros desconhecidos no mercado de trabalho canadense. Por mais bem sucedida que seja a marca da empresa que você trabalhou no Brasil, se ela não tiver algum tipo de reconhecimento internacional, dificilmente sua vivência por lá saltará aos olhos do recrutador. O mesmo vale para os cargos de chefia que ocupou nessas empresas.

Erro no planejamento financeiro

Já citamos alguma coisa no item anterior, mas a questão financeira realmente merece especial atenção no planejamento de morar no Canadá.
Talvez a dificuldade maior para o imigrante seja lidar com dinheiro sem uma fonte de renda garantida na sua chagada ao Canadá, principalmente para quem partiu do Brasil sem perspectiva de retorno, logo, se desfez de móveis, carro, imóvel e outros bens que ajudassem a reunir a quantia exigida pela imigração.
Nem todos conseguem resistir as promoções, aos presentinhos para enviar a família e amigos, a conhecer a culinária local e gastar dinheiro comendo fora. Isso pode ter um impacto devastador no seu orçamento e sem dinheiro e meios de se sustentar não há vida que se sustente.

Distância dos familiares

Ok, seu planejamento está correto e seus riscos nos itens acima são baixos, mas nem só de planilhas se faz um planejamento de sucesso é nessa hora que fatores pessoais acabam tomando proporções inimagináveis para quem vai morar no Canadá.
A saudade da família, da segurança gerada pelo círculo de amizades e das relações no Brasil e até a falta de coisas simples e típicas da terra natal tomam peso de ouro.
A insegurança, o medo de nada dar certo, os “nãos” nas entrevistas de emprego, não ter amigos próximos… Há quem só conheça a importância do suporte familiar em um momento extremo como esse e muita gente declina dos sonhos nesse momento.
Além do sentimento, a razão bate a porta quando o assunto é mudar de país. É doloroso e cruel pensar nisso, mas há grandes chances de enfrentar a dor da morte de um familiar à distância, sem condições de bancar uma viagem às pressas para o Brasil. Isso é apavorante para muita gente, até para os mais durões.
Frio no Canadá
                                Está com frio? Imagina eu!

Frio

Parece falácia, mas nenhuma geada no Brasil se compara com o típico inverno canadense, aquele da neve que serve de cenário para as fotos de férias.
Apesar das estações bem estabelecidas, o desconforto no inverno beira ao desespero para alguns brasileiros. Além das agressivas baixas temperaturas, que
Frio no Canadá
Frio nada! Estou preparada >>
podem chegar facilmente aos -25°C, as adversidades com os ventos, o risco de tempestades de neve e as chuvas toram a estação ainda mais inóspita.
Criar uma analogia com o que o visitante suporta fazendo turismo no Canadá é injusto, pois a estrutura exigida para enfrentar dignamente o inverno vai além de roupas e botas de neve. Calefação residencial gera custos, máquina para tirar gelo da calçada gera custos, pneus de neve também não são de graça. Enfim, no Canadá, frio não é coisa para amadores.





Não se adaptar a nova cultura

Acolher a várias culturas e promover a qualidade de vida a cidadãos e estrangeiros fez do Canadá um dos países mais procurados para imigrar. Paralelo a isso, as expectativas em torno do dia-a-dia são ótimas, mesmo com as adversidades cotidianas. Mas vamos dar a necessária relevância ao ditado que “quanto maior a expectativa, maior a decepção”.
Casos de violência, os desafios de imigrar para o Canadá com a família em contrapartida com os benefícios que o país oferece, preconceito e discriminação com imigrantes. Sim, o Canadá não é o paraíso e muita gente não sabe disso até morar lá.
As diferenças culturais vão além da segunda língua, na realidade, os diversos sotaques, crenças e estilos se tornam desafiadores para quem tem dificuldades de relacionamento. Isso não se refere apenas no convívio nas ruas. Nem todas as empresas canadenses têm como proprietário alguém nascido e criado lá. Empreender no Canadá é uma realidade para muitos, consequentemente, se tornar empregador também. Quem não estiver preparado para a diversidade cultural e de gênero ainda no Brasil, não estará no Canadá. Isso torna a vida traumática no país.

Violência

De certa maneira isso é uma novidade nos noticiários diários do Canadá. Os casos isolados e localizados em áreas com mais ocorrências policiais estão cada vez mais comuns em bairros considerados mais pacatos.
Já foi o tempo em que o cuidado com a violência se restringia as gangues que disputam espaço e clientes para a venda de drogas. O aumento da criminalidade e da violência em cidades como Toronto e Vancouver é preocupante. Episódios como ataques a motoristas de ônibus em Toronto, os crescentes casos de abuso sexual e violência doméstica, os furtos de carros e nas casas cresceram consideravelmente na última década. Nada comparado aos números acachapantes brasileiros, mas esses casos estão cada vez mais próximos de todos.

Depressão

Um inverno dentro de si. Os casos de depressão em países de inverno rigoroso como o Canadá preocupam as autoridades a ponto de estabelecer longas férias escolares durante a estação para que estudantes possam usufruir do convívio com familiares e amigos longe das obrigações escolares.
Depressão
                                      (Un)Happy?
Para os adultos que trabalham e precisam arcar com suas despesas a coisa muda de figura. Eles continuam trabalhando e enfrentando o pouco sol, o céu nublado e as mudanças fisiológicas que isso acarreta . A distância da família, a saudade de amigos e parentes e o frio são fatores impactantes para a saúde dos brasileiros que moram no Canadá. Os casos de depressão entre os imigrantes são comuns e, via de regra, as notícias que envolvem os casos de suicídio, inclusive entre os canadenses, causam ainda maior impacto.



Não conseguir alterar o status do visto, ou renovar

Cada pessoa encontra uma forma de imigrar que se adeque a seu perfil. Imigrar por estudo tem sido a alternativa para quem almeja elevar suas qualificações durante a aplicação do Express Entry. Entretanto, nem todos estão com o idioma em dia e o intercâmbio para estudar inglês acaba sendo a alternativa.
Para fazer intercâmbio no Canadá e estudar inglês é indicado o visto canadense de turista. Com exceção de quem faz o Pathway, um preparatório de idioma para o college, onde o visto canadense de estudante é aplicado, se a ideia é prosseguir com os estudos em uma universidade é preciso mudar o status do visto de turista para visto canadense de estudante. Daí é necessária outra comprovação financeira que demostre as condições de arcar com os custos da universidade ou college e com as despesas pessoais durante o período da viagem.
Quando o programa de estudos conta com o adicional de PGWP (Post-Graduation Work Permit) é preciso que o estudante comece e trabalhar imediatamente ao término do curso para não perder esse direito e ter que retornar ao Brasil, caso não consiga mudar o status do visto.
Para todos os casos em que a mudança de status de visto garantirá a permanência do brasileiro futuro imigrante no Canadá é interessante planejar e ter antecedência na solicitação para diminuir o risco de ter o visto canadense negado e ficar ilegal no país, evitando tumultos e imprevistos no sua estratégia de imigração.

Errar na estratégia

Para cada perfil existe uma forma interessante para imigrar, mas uma escolha errada pode fazer esse jogo mudar trazendo frustração e causando a desistência.
Muito se fala que quem é pobre não consegue imigrar, isso não é verdade. Saber lidar com dinheiro logo no início do plano de imigração, ainda no Brasil, é um passo fundamental para manter o foco e a tranquilidade no Canadá.
Tendo dinheiro a mais ou contado, saber a melhor forma de aplicá-lo na sua viagem é que faz a diferença. Veja os exemplos:
Se a pessoa tem inglês básico e precisa de uma imersão no idioma antes de ingressar em um college ou numa universidade canadense, é imprescindível entender o que mais vale a pena: investir em cursos no Brasil ou em um intercâmbio no Canadá. Isso diminui o risco de perda de foco, desperdício de dinheiro e atraso na aplicação no programa de imigração. E para quem precisar voltar ao Brasil para continuar captando recursos financeiros, pode apostar até em um emprego melhor com esse upgrade da segunda língua no currículo.
Quando o foco é tentar imigrar por trabalho, os exemplos são variados. Nem sempre o imigrante é um trabalhador qualificado com formação superior. Para estes, as vagas de trabalho também são válidas para permanecer no país enquanto estuda e batalha uma vaga de emprego dentro dos NOC 0, A ou B, investir no Canadian Experience Class ou mesmo para aumentar a pontuação do Express Entry. A paciência é uma virtude no processo de imigração. Quem não tem essa aptidão o melhor é não investir nessa estratégia.

A cobrança em torno do sucesso do projeto de morar no Canadá não é somente de vai embora do Brasil, a família, os amigos e o círculo social criam uma expectativa enorme que pode ser encarada como pressão, fator que impede muita gente de pedir ajuda quando as dificuldades aparecem ou os erros vão minando seus sonhos até a desistência. Por isso, se existe uma fórmula para evitar isso ela se chama conhecimento não o autoconhecimento, mas fundamentalmente dos programas de imigração canadenses. Ter cautela e paciência ajuda a manter o foco no que realmente interessa, isso inclui seu bem-estar no Canadá.
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário