Desta vez não foi pra Toronto o prêmio queridinha do público. O troféu “melhor cidade canadense pra se viver” ficou pra Ottawa, segundo a revista Money Sense. A pesquisa jogou 219 cidades na planilha, avaliou vários itens e fatores, comparou dados de anos anteriores e, no final das contas, colocou a capital do Canadá como o melhor lugar pra se morar no país.
Os critérios foram diversos: taxa de desemprego na cidade, acesso à saúde, baixa criminalidade, clima, custo habitacional, profissionais da área da saúde/população, deslocamento etc. Além de avaliar também outras categorias, como: melhor cidade para se viver com crianças, melhor cidade para se aposentar ou a melhor cidade para novos imigrantes.
Os três primeiros lugares para se viver ficaram para Ottawa, Burlington e Oakville, respectivamente, todas na província de Ontário. Destaques para a campeã foram seus baixos índices de criminalidade, bom clima, boas opções culturais, facilidade de locomoção por transportes alternativos, baixo custo de vida etc. O último lugar, mas não menos importante, ficou para New Glasgow, na Nova Scotia, pois ficou devendo em alguns pontos.
Toronto, por incrível que pareça, caiu oito posições em relação ao ano passado. Hoje ocupa o 43º lugar. Sendo seu único item em destaque: a sua promoção cultural. É fato, a cultura tem melhorado a cada ano. Porém, isto não tem sido suficiente para melhorar outros índices, tais como desemprego e criminalidade, que tem aumentado consideravelmente na cidade.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse Money Sense.
0 comentários:
Postar um comentário