Você já tem um perfil no Linkedin? A resposta é “sim” para mais de 400 milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo. Esta rede social online foi fundada no ano de 2002 e desde então tem como foco o mercado profissional. Estão presentes desde pessoas que objetivam uma nova colocação em sua carreira, os desempregados que procuram um trabalho, estudantes, empresas que estão de olho em bons candidatos para preencherem as suas vagas (inclusive do Canadá!), e demais públicos afins.
É um espaço de network muito utilizado pelos grandes nomes do universo de recrutamento e seleção canadense. Mas não basta entrar e cadastrar o currículo por lá simplesmente. É preciso pensar estrategicamente sobre as informações que serão disponibilizadas, pois quando uma pessoa é encontrada no Linkedin, a partir desta página quem está do outro lado da tela terá as primeiras impressões de quem você é. E quem não ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica?”. Por isso, cuidado.
Fazer um cadastro é gratuito, porém existem alguns planos pagos que podem até valer a pena, dependendo do objetivo de cada um. O chamado “Linkedin Premium”, por exemplo, permite que você envie mensagens privadas mesmo para as pessoas que não fazem parte da sua rede de contatos, como um responsável de Recursos Humanos da empresa do Canadá que tanto sonha em trabalhar. Desta maneira, os preços variam de acordo com as vantagens que cada pacote de serviços oferece.
Como melhorar o perfil no Linkedin?
Diversos sites especializados em carreiras e inclusive a própria rede social tem um guia especial para orientar os profissionais a utilizar a ferramenta da melhor forma, para agradar principalmente os recrutadores. Seguindo algumas dicas, é possível aumentar (e muito!) as chances do perfil ser encontrado exatamente por alguém que tem a vaga de trabalho que você precisa. Portanto, fique atento para os seguintes itens e apareça positivamente:
Capriche na sua imagem – segundo dados oficiais do próprio Linkedin, um perfil com foto tem 14 vezes mais chances de ser visto, mas há pessoas que simplesmente deixam o cadastro sem imagem, o que prejudica o sucesso na rede. Não faça isso e escolha a fotografia de acordo com o seu campo profissional, com o objetivo sempre de passar credibilidade, simpatia e aquele famoso “sorriso no olhar”. A sugestão de recorte da imagem é a partir do topo de seu ombro, seguindo até um pouco acima de sua cabeça, para fazer com que o rosto preenche o quadro, mantendo um plano de fundo mais simples. No final das contas, o destaque deve ser você.
Definição profissional atrativa – este é aquele momento de pensar na informação que ficará ao lado de sua foto, o que pode ser a profissão específica como “Engenheiro Civil”, um slogan mais elaborado ou algo do tipo “caçador de talentos”, para profissionais de Recursos Humanos, por exemplo. Faça uma definição clara e que facilite a busca de quem procura por alguém com o seu perfil, e não confunda o recrutador ou aquele que potencialmente pode chegar até você. Se adquirir uma nova profissão, desejar uma transição de carreira depois de uma especialização ou qualquer alteração na função, não se esqueça de atualizar este campo.
Um toque de personalidade – elabore um texto que mostre mais do que as suas qualificações e adicione os seus objetivos, incluindo a sua paixão pela profissão; se tiver buscando uma colocação, diga o que tem como diferencial a oferecer para o mercado de trabalho. Alguns campos tem o número de caracteres limitado, assim é necessário ser objetivo e ao mesmo tempo conquistar o leitor para que continue analisando o seu perfil até o fim.
Crie e compartilhe sempre algo relevante – além do seu histórico de trabalho, cursos no Brasil e no exterior e suas experiências, esta rede social é também um espaço para compartilhar dados que agregam conhecimento. Pode ser um assunto o qual você é especialista, uma dica profissional interessante, um texto para expressar a sua opinião ou destacar ainda algo publicado por uma pessoa que admira (com o devido crédito, claro). Com esta estratégia é possível conseguir mais conexões, bem como o aumento da sua visibilidade na plataforma.
Recomende e seja recomendado – existe um espaço no Linkedin para que fiquem em destaque os comentários de colegas de trabalho, geralmente trazendo detalhes a respeito das suas qualidades e formas de atuar profissionalmente. Isso significa que você pode ainda aproveitar e registras as suas considerações a respeito das demais pessoas que fazem parte de sua rede de network e estão ativos nesta ferramenta online. É uma excelente oportunidade para estreitar relacionamentos, ajudando a alavancar perfis e recebendo auxílio também. Não se esqueça de preencher o campo de “Habilidades”, assim tem a possibilidade de ter confirmadas qualidades como “Idioma Inglês” ou “Gestão de Projetos” pelos seus amigos, bem como vice-versa, de forma colaborativa.
Mais algumas dicas rápidas e importantes!
– Você já chegou no Canadá ou está vindo? Crie o seu perfil também na versão do idioma inglês (ou em francês, dependendo da província de destino)– Nunca se esqueça de incluir as informações sobre trabalhos voluntários que você realizou, pois as empresas canadenses valorizam muito essas experiências– Não fique muito tempo sem consultar o Linkedin e sempre verifique se recebeu alguma mensagem, pois em caso positivo ela deve ser respondida o mais rápido possível– Participe de grupos que tratem de assuntos de seu interesse, principalmente de sua área de atuação, recrutadores, pessoas que estão no Canadá, enfim, com conteúdo relevante– Inclua palavras-chave que valorizem o seu perfil e experiências, principalmente no campo “Especializações”, pois essa medida facilita muito no momento da busca dos recrutadores– Edite a URL colocando o seu nome, para também otimizar a sua página e com isso você terá mais chance de que seu nome apareça inclusive nos resultados de buscadores na internet– Você sonha em trabalhar em uma empresa específica do Canadá? Não deixe de seguir a página institucional dela no Linkedin!
Agora é só dar uma espiadinha no seu perfil, otimizar as informações, aproveitar todos os recursos disponíveis e ter muito sucesso nesta rede social!
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