Cheguei! Como conhecer pessoas no Canadá?


Depois de uma viagem de muitas horas, a mala já está desarrumada, o banho foi tomado, enfim, agora chegou o momento de viver no Canadá. Para aqueles que optam por morar em homestay, por exemplo, a partir daí começam os primeiros diálogos com a família e os demais moradores. Em outras situações, geralmente é fora de casa que irá acontecer os contatos pessoais. Portanto, é fato que para facilitar a vida na nova cidade, quanto mais amigos fizer melhor fica para se adaptar. Por isso este é mesmo um papo sério!
Essas redes de conexões ganham força e podem aumentar de acordo com os lugares frequentados, os grupos selecionados por afinidades, aquela história de conhecer o “amigo do amigo”, e por aí vai. E para muitos não é uma tarefa fácil. Mas especialmente em um país multicultural, essas interações possibilitam um enriquecimento pessoal gigante com a troca de experiências, conhecimentos e hábitos, e é preciso estar aberto para todo esse movimento.
Pessoas que desembarcam sozinhas, que são um pouco mais tímidas ou possuem alguma dificuldade com a língua local, podem sim levar um tempo um pouco maior para ampliar esses contatos. Se este é o seu caso, ou esta é uma questão que faz parte das suas dúvidas durante a estadia futura no Canadá, não se preocupe, pois podemos ajudar nisso.
Assim, trouxemos algumas dicas com o objetivo de colaborar neste processo. Claro que tudo é feito prezando pela naturalidade, sem forçar a barra e sendo autêntico. Com certeza pouco a pouco você irá se conectar com pessoas que farão os seus dias mais felizes nesta aventura longe de sua terra natal.

Internet e redes sociais
Nas redes sociais, como o Facebook, é bem fácil encontrar grupos para obter dicas de passeios na cidade de destino, bem como tirar dúvidas diversas em páginas que formam um verdadeiro “bate-papo” colaborativo. Nestes espaços podem surgir inclusive amizades que ultrapassam a tela do computador. Há moderadores que até organizam encontros para que os integrantes se conheçam pessoalmente. Vale a pena participar ativamente e fazer mais conexões.
Na verdade, as pesquisas na internet de uma maneira geral são fortes aliadas em todos os sentidos: é possível conhecer mais sobre tudo, como moradia, alimentação, as experiências compartilhadas por quem já passou pela mesma situação que você, enfim, todos os assuntos de seu interesse ligados ao Canadá. A dica é que vale ficar sempre atento a fonte da informação, ou seja, verificar quem está falando e não correr o risco de obter dados errados que podem atrapalhar de alguma forma.
Profissionalmente falando, ferramentas online como o Linkedin, a rede social que tem como foco o mercado de trabalho, é importante para ampliar os contatos preferencialmente na sua área de atuação ou aquela que almeja. Seguir site, blogs e fazer comentários em páginas de discussões sobre o novo país, podem promover também oportunidades e proximidades inesperadas.


Trabalho voluntário
O trabalho como voluntário em benefício de uma comunidade ou uma causa, além de fazer bem para o coração, conecta de forma positiva muitas pessoas e permite a imersão no idioma e na cultura local. Os canadenses, em especial, valorizam essas ações, atuam ativamente e são estimulados desde crianças a ter responsabilidade em ajudar ao próximo.
Em todas as cidades é fácil encontrar instituições estruturadas para receber voluntários, tanto que para várias posições há exigências iguais às feitas para uma vaga remunerada, com diversos critérios e alta concorrência. Desta forma, é possível cooperar desde auxiliando em uma horta do bairro ou até se tornando um assistente em um hospital ou na rotina de um advogado, somente como simples exemplos, pois a lista de posições é enorme.
Este tema é bem levado a sério! Confira os links de algumas instituições com programa de voluntariado em quatro cidades do Canadá:
Toronto (Ontário): www.volunteertoronto.ca/
Edmonton (Alberta): volunteeredmonton.com/
Montreal (Quebec): cabm.net/en
Atividade depois da aula, palestra e “job fair”
Para aqueles que serão estudantes no Canadá, a escola de idiomas, o College ou a universidade são os espaços perfeitos para as novas amizades. Mesmo dentro deste universo, além do tempo passado com os colegas de classe e professores, é preciso estar atento e se integrar às atividades fora da sala de aula, como passeios, encontros, festas e programas em horário diferente das aulas. Quanto mais chance de se comunicar você tiver, melhor… claro!
Há também instituições canadenses que promovem palestras e workshops até mesmo gratuitos para estudantes internacionais ou imigrantes. Pesquise as opções na cidade em que você está e faça um contato, pergunte sobre a programação em que pode se inscrever e marque presença. Com certeza a rica diversidade encontrada em outros participantes vai render boas experiências e mais conexões.
E se estiver interessado em conseguir um emprego, saiba que a indicação por aqui também é levada em consideração, inclusive há empresas que remuneram funcionários que apresentam um amigo e este preenche a vaga. Mais um motivo para fazer contatos! Invista também na “job fair” ou feira de emprego, e tenha o foco principalmente naqueles eventos realizados pelos locais de seu segmento de interesse, pois é uma excelente oportunidade de falar diretamente com os responsáveis pelas vagas.

Mais conexões, sempre!
– Ainda pensando no ambiente da procura por um emprego, quando estiver esperando para fazer uma entrevista de trabalho, por exemplo, tente iniciar uma conversa com outros candidatos e assim conhecer os seus concorrentes, que podem virar colegas de trabalho, não é mesmo?
– Se você tem uma religião ou gostaria de saber mais sobre uma doutrina específica, verifique se há esta igreja, templo ou espaço religioso na cidade em que você está, pois com certeza será bem recebido

– Compartilhe as suas experiências (ou até dúvidas) em sites, blogs, por intermédio de vídeos ou até mesmo nos comentários de matérias que tratam de assuntos relevantes para você, desta forma poderá interagir com pessoas que irão saber mais sobre a sua opinião e gerar interação
Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário