Lista de Documentos Para Visto de Estudante




Decidi fazer esse post para compartilhar a lista de documentos necessárias para obtenção do visto de estudante. Esta foi a lista que segui, baseada em instruções de uma consultora. Essa lista serve tanto para quem vai tentar pela primeira vez quanto para quem já teve o visto negado - que é o meu caso graças a várias empresas que me instruíram de maneira equivocada. Por isso, sugiro que pesquise antes sobre a empresa que vai te ajudar na obtenção do visto.


Segue lista de documentos:

- 2 fotos 3x5 cm - prestar bastante atenção ao tamanho das fotos pois já li relatos de pessoas que tiveram o visto negado por conta da foto. Segue guia para tirar a foto corretamente.

- Passaporte ORIGINAL ATUAL - lembre-se de verificar a data de expiração do seu passaporte pois se estiver próximo de expirar o visto pode não ser concedido

- Passaporte ANTIGO - CÓPIA - caso tenha passaporte antigos com vistos , tire uma cópia colorida. Serve para comprovar viagens internacionais que tenha feito antes. Não precisa ser apenas visto canadense. 

- Documentos de Renda que possuir em seu nome - Se a esposa for, também acrescentar os dela. Nesse caso serve contra-cheques (holerite), Imposto de Renda com recibo de entrega, extratos bancários, extrato da poupança, extrato de previdência, pró-labore, entre outros. Caso não possua Imposto de Renda, sugiro anexar uma carta isenção conforme modelo -> CARTA DE ISENÇÃO

OBS.: CUIDADO com o que as agências de intercambio dizem por aí a respeito da quantia de dinheiro que deve ser declarada. Normalmente,  falam de 11 mil dólares canadenses para Quebec e 10 mil dólares para as demais províncias, isso por ano. Porém, não é esse o valor que o Consulado leva em consideração. Afirmo isso por experiência própria. A agência me disse o valor de 10 mil dólares (vou para Ontario) e meu visto foi negado. O valor que você deve declarar deve se basear no seguinte: 
  •   Valor TOTAL do curso: Esse valor deve ser o somatório das anuidades do curso que você fará. Por exemplo: A anuidade custa CAN$12.000 e seu curso terá uma duração de 02 anos, portanto 12.000 x 2 = 24.000
  • Valor das despesas pessoais: Para uma pessoa sozinha, o custo sai em média CAN$1.500 por mês (Lembrando que isso depende da cidade, no meu caso vou para Toronto). Se for casal, sugiro adicionar mais CAN$1.000. Esse valor também pode variar de acordo com o agente que for analisar o seu caso, porém é melhor ter uma margem de segurança. Portanto, 1.500 x 12 = 18.000  --- 18.000 x 2 = 36.000

 - Portanto para calcular quanto precisa declarar basta somar os dois valores.24.000 + 36.000 = 60.000    Lembrando que esse valor ainda está em dólar canadense e você deverá convertê-lo para real. 




- Documentos de Renda que possuir em nome dos pais - Este caso é importante principalmente se os pais forem bancar os custos ou até mesmo complementar o valor que precisa ser declarado. Os documentos aqui são os mesmos citados acima.

- Documentos de Renda que possuir em nome do sogro(a) - Este caso é importante principalmente para ajudar a complementar o valor que precisa ser declarado. Os documentos são os mesmos que citados acima.

- Diploma e certificados de cursos que você fez - se a esposa for, também acrescentar os dela.

- Carta de aceitação do curso - Este é o documento que a escola envia confirmando que você foi aceito na instituição

 - Certidão de nascimento / casamento - pode ser cópia

- Carta Explicativa - nada mais é do que uma carta explicando porque você vai estudar no Canadá, seus planos para o futuro e a importância de fazer o mesmo. Algumas agências de viagem dizem que na primeira solicitação não precisa enviar esta carta, que é algo apenas para ser enviado caso o visto tenha sido negado. Minha sugestão é enviar sim desde a primeira solicitação. Lembre-se de tentar esclarecer os motivos apontados na carta de recusa caso seja sua segunda tentativa.. Segue um modelo bem completo que encontrei na internet -> CARTA EXPLICATIVA

- Preencher o formulário IMMI1294 - Formulário deve ser preenchido pelo aplicante principal. Este formulário só pode ser preenchido pelo computador.Antes de validá-lo lembre-se de conferir se todos os dados foram preenchidos corretamente, pois ao validar, gera-se um código de barras e o documento não pode ser alterado. Caso tenha dúvidas no preenchimento APENAS SALVE O ARQUIVO SEM VALIDAR. Segue o formulário -> FORMULÁRIO IMMI1294

- Preencher o formulário IMMI1295Formulário deve ser preenchido pelo cônjuge. Este formulário só pode ser preenchido pelo computador.Antes de validá-lo lembre-se de conferir se todos os dados foram preenchidos corretamente, pois ao validar, gera-se um código de barras e o documento não pode ser alterado. Caso tenha dúvidas no preenchimento APENAS SALVE O ARQUIVO SEM VALIDAR. Segue o formulário -> FORMULÁRIO IMMI1295

- Preencher o questionário de informações adicionais - Apenas um por casal. Este formulário pode ser preenchido à mão ou pelo computador. Segue formulário -> QUESTIONÁRIO ADICIONAL

- Preencher o formulário IMM5645 - Este formulário deve ser preenchido por ambos do casal, um para cada. Pode ser preenchido à mão ou pelo computador.  Segue formulário -> FORMULÁRIO IMM5645

- Preencher o formulário da VSF Global - Este formulário deve ser preenchido por ambos do casal, um para cada. Deve-se preencher e assinar. Este formulário serve para permitir que terceiros retirem sua documentação junto ao Consulado. Segue documento. -> VSF GLOBAL

- Preencher o formulário IMM5476 - Este formulário é o que nomeia um representante para o seu caso, como por exemplo uma empresa. Sugiro deixar que a empresa preencha por você. Segue formulário ->FORMULÁRIO IMM5476




Importante: O Consulado não devolverá os documentos, por isso NÃO ENVIE documentos originais, todos poderão ser cópias simples, sem tradução. Somente os passaportes e as fotos são originais.
 
Após o preenchimento do formulário IMM1294 / IMM1295 não o valide! Certifique-se de que está todo correto para depois validar.
 
O prazo para obter este visto é de aproximadamente 6 – 10 semanas.


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