Como todo mundo sabe, o transporte público no Canadá é bem diferente daquele que estamos acostumados no Brasil. Em Toronto, por exemplo, o sistema é chamado TTC (Toronto Transit Commission) e conta com metrô (subway), streetcar (bonde) e bus (ônibus). Como o sistema é interligado, você pode usar os três com apenas um único passe. Ficou confuso? Então calma que a gente explica!
Tipos de transporte:
Metrô (Subway) – Atualmente existem quatro linhas de metrô: amarela, azul, verde e roxa. Normalmente ele funciona das 6am às 1h30am de segunda a sábado e das 8am às 1h30am aos domingos.
Streetcar (bondes) – São 11 rotas e normalmente elas funcionam 24 horas por dia. Os bondinhos andam pelas principais ruas de downtown e também ligam as estações de metrô.
Ônibus – A maioria dos ônibus funcionam entre 6am e 1am todos os dias, com exceção de domingo, quando começam a rodar às 9am. Normalmente eles fazem a conexão entre as estações principais de metrô.
Como funciona o sistema integrado?
Em Toronto você poderá utilizar os três meios de transporte pagando apenas uma tarifa. Normalmente as estações de metrô contam com um terminal de ônibus também. Desta forma, os passageiros podem transferir entre um e outro tranquilamente.
No caso de estações de metrô que não possuem terminal de ônibus, você poderá transferir-se utilizando o famoso transfer – um bilhete fornecido sem custo adicional aos usuários. Se você estiver em uma estação de metrô, poderá pegá-lo nas máquinas de cor vermelha. Nos ônibus e streetcar, você deverá pedi-lo ao motorista. Logo depois, é só apresentá-lo no próximo meio de transporte para seguir sem problemas. É importante lembrar que o transfer só é válido para a conexão entre um transporte e outro.
Formas de pagamento e tarifas
Atualmente a tarifa em Toronto é de $ 3,25 para adultos e $ 2,00 para estudantes e idosos (mais de 65 anos). Porém, se você usa o transporte público regulamente, existem alguns tipos de passe que você pode comprar e economizar.
Atualmente a tarifa em Toronto é de $ 3,25 para adultos e $ 2,00 para estudantes e idosos (mais de 65 anos). Porém, se você usa o transporte público regulamente, existem alguns tipos de passe que você pode comprar e economizar.
Token: O Token é como se fosse uma moedinha e você pode comprá-lo nas máquinas localizadas nas estações. Você só consegue adquirir no mínimo três pelo valor de $ 8,70. Neste caso, você estaria economizando $ 0,35 em cada bilhete, ou seja, $ 1,05 no total. Para estudantes e idosos, eles são vendidos em múltiplos de 5 por $ 9,75, ou seja, cada um sai por $ 1,95.
DayPass: Você compra direto na estação e poderá utilizá-lo o dia inteiro, quantas vezes quiser. O valor é $ 12,00. Aos sábados, domingos e feriados são disponibilizados os Group/Family Day pass. Neste caso, apenas um passe pode ser utilizado pelo grupo todo sendo obrigatoriamente no máximo um adulto e cinco jovens com idade inferior a 19 anos; dois adultos e quatro jovens com idade inferior a 19 anos; ou dois adultos.
Weekly Pass: É o passe semanal. Atualmente o valor é de $ 42,25, sendo $ 33 para idosos e estudantes. Você poderá usá-lo durante toda a semana.
Monthly Pass: Este passe é válido para o mês todo, ou seja, você poderá usar quantas vezes quiser durante aquele mês e pagará um valor fixo. Hoje em dia, o cartão custa $ 129,75 para adultos e $102,75 para estudantes e idosos.
Crianças menores de 12 anos não pagam passagem. Para conferir os outros tipos de passe e seus valores atualizados é só clicar aqui.
Observação: É importante lembrar que nos ônibus e streetcar não há cobrador, apenas motorista. Portanto, caso você não tenha nenhum tipo de passe ou token, leve sempre o dinheiro trocado. O motorista nunca devolverá o troco.
Curiosidades:
- O TTC é o terceiro maior sistema de transporte da América do Norte.
- Os ônibus contam com ar condicionado, espaço para cadeirantes e lugar para carregar bicicletas. Eles ainda contam com um dispositivo para rebaixar a parte da frente do veículo, facilitando a entrada de cadeirantes e pessoas com carrinhos de bebê ou de compras.
- Você não precisa fazer sinal para que o ônibus pare. Se você estiver no ponto, ele automaticamente irá parar para você.
- Dentro do ônibus você encontra um painel eletrônico mostrando as ruas e as estações. Uma gravação de voz também avisa qual é a próxima parada.
- No site do TTC você encontra um planejador de viagem (Trip Planner). Você só precisa colocar onde você está e onde quer chegar que ele irá lhe mostrar o caminho, horários e qual meio de transporte você precisa pegar.
- Existem vários aplicativos e outros sistemas que irão lhe ajudar a planejar sua viagem e até mesmo mostrar o trajeto do ônibus em tempo real. Eles estão todos listados no site oficial do TTC. Para ver a lista, é só clicar aqui.
0 comentários:
Postar um comentário